Área gourmet: o que é e sugestões para um espaço incrível

Você provavelmente já leu esse termo por aí e, dependendo do contexto, o sentido dele pode variar muito. Gourmet é uma palavra tão utilizada que seu propósito original está cada vez mais oculto. Mas, afinal, o que significa a tal da área gourmet, tão divulgada por empreendimentos imobiliários como diferenciais de venda e atrativos especiais de uma residência? O blog da AHPH vai te responder brevemente essa questão e ainda expor algumas sugestões para criar o seu espaço gourmet – ou saber escolhê-la melhor!

Termo flutuante

Como dissemos, o termo gourmet é muito amplo e a resposta pode variar dependendo da área de atuação com a qual estamos lidando. Para a gastronomia, por exemplo, gourmet é um método de preparação especial, desde a seleção dos ingredientes aos procedimentos na hora da montagem do prato. Originalmente, aliás, a palavra se referia aos bons degustadores de vinhos.

Para a arquitetura, a história parece ser totalmente diferente. Não à toa, as grafias são diversas: os ambientes que falaremos a seguir podem ser chamados de espaços, áreas, varandas ou mesmo terraços gourmet. A essência deles, porém, é a mesma: trata-se do lugar de descontração, confraternização e recepção de uma casa. Na tradição que vem sendo criada no Brasil, esse espaço geralmente está conectado a uma pequena cozinha.

Equipamentos e decoração

Tratando-se de um ambiente voltado para celebrações, utensílios e instalações típicas de alimentação são mais frequentes. Isso não se aplica apenas para a pequena cozinha que citamos, mas também para frigobares, bancadas de bebidas, fornos para pizza ou churrasqueiras. E, claro, mesas amplas são indispensáveis para a recepção de um número mais elevado de convidados.

A decoração precisa ser simples e aconchegante, de modo a permitir a utilização do espaço para outros fins – na ausência de convidados, por exemplo, o que acontecerá em boa parte do tempo. Assim, a localização torna-se um grande atrativo – nas varadas, um espaço amplo para contemplar a paisagem cai muito bem. É o caso também de bares, ótimos para uso próprio.

Funcionalidade sempre precisa ser um fator na seleção do design – assim como a resistência dos móveis, que estarão mais expostos do que outros ambientes da casa. Granito é uma boa escolha, pois ainda dá um charme especial para a bancada. Para conciliar os fatores que citamos a pouco, luminosidade e ar arejado são essenciais – mesmo que a área escolhida não seja propriamente uma varanda. O que importa, como vimos, é criar um espaço de bem-estar!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *