Decoração para salas: conciliando estilo e praticidade

A sala é geralmente o espaço que conecta vários outros ambientes da casa. É uma tendência já crescente há muitos anos utilizá-las dessa forma e, portanto, ela acaba sendo o ambiente que dita os padrões para os demais. É como se fosse o carro-chefe da decoração – daí a importância de pensar com atenção e carinho os itens que farão parte dela. Hoje, nós iremos falar um pouco mais sobre tons, estampas, texturas e móveis que caem super bem em vários estilos, dimensões e recursos.

Cores e tons

Antes de tudo, é bom lembrar que esse trabalho prévio de pensar nos tons e em outros elementos que farão parte da decoração é muito importante. São eles, afinal, que definirão a impressão que o espaço vai causar. Você quer, por exemplo, tons mais sóbrios ou mais extravagantes? De modo geral, as cores neutras determinam ambientes mais sóbrios, com possibilidades de serem complementados com cores mais fortes com outros itens, como almofadas ou estampas no sofá.

As cores extravagantes, por sua vez, permitem maiores possibilidades de combinações entre si – nas pinturas das paredes, por exemplo. Essa característica, porém, deve ser utilizada com parcimônia, pois são bem menos mutáveis. O ideal é deixar o extravagante para elementos como tapetes, quadros ou estampados. Não apenas cores são extravagantes e devem ser pensadas com cautela – formas geométricas são particularidades tão importantes quanto!

Formas geométricas

As formas que compõem as estampas são de suma importância – na mesma medida que as cores. Elas determinam a sobriedade do ambiente e, se utilizadas de maneira exagerada, podem até causar desconforto e fadiga visual. Por isso, utilize-as preferencialmente nas almofadas ou em quadros. Nos tapetes e paredes, soam como opções muito arriscadas.

A disposição dos traços na estampa também quer dizer muita coisa. Se estão mais organizadas, é provável que você esteja diante de um estilo mais moderno, arrojado e compacto. Se estão mais esparsas, trata-se de uma composição mais voltada para o abstrato, que funciona melhor com outros elementos de estilo tradicional. Analisar isso é importante, pois conjuntos funcionam melhor quando estão todos na mesma direção. É isso que vai determinar o uso dos itens que veremos a seguir, como cortinas, racks e mesinhas.

Os móveis essenciais

Acho que já demos um spoiler, não? Pois bem: todos sabemos quais são os móveis que uma sala precisa ter. O que muitas pessoas não param para pensar é que eles não são todos iguais. Racks minimalistas combinam com ambientes modernos, com cores e estampas sóbrias. A presença ou não de cortinas também se determina por isso.

Quanto às mesinhas, é bom apenas lembrar que o lugar delas precisa ser escolhido de modo sagaz, sem prejudicar a mobilidade no espaço. Seguindo essas dicas e pegando algumas inspirações – como as disponíveis no nosso Instagram ou mesmo da internet afora –, você já está preparado para montar uma sala perfeita para a sua residência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *