Ambientes Montessorianos aliando pedagogia e arquitetura

Esse estilo se inspira na educadora Maria Montessori e se trata de projetos pensados para oferecer um ambiente que estimule o desenvolvimento natural, autônomo e seguro. Nesses espaços os itens estão ao alcance da visão das crianças e a disposição é  feita para incentivar a criatividade e a exploração do espaço. 

Algumas características são populares desse estilo, a cama próxima ao chão evita que os adultos ajudem a criança a se levantar ou deitar, assim o pequeno pode reconhecer sozinho seu sono e descansar na cama com mais autonomia. Para auxiliar as mães principalmente no período mais próximo, podemos contar com um berço que depois será transformado em uma cama montessoriana.

A iluminação desse tipo de projeto precisa ser forte para os momentos de diversão e cuidado, também para facilitar a visualização por parte da criança e para os momentos de descanso com opções mais relaxantes de iluminação indireta e alternativa. Ao instalar espelhos, eles devem estar dispostos na altura dos jovens para desenvolver o autoconhecimento e a percepção do próprio corpo.

Divisão e segurança são palavras chave para um quarto montessoriano cumpra seus objetivos, ter bem definidos os espaços de descanso, de organização e de brincadeira vai criar disciplina na criança de saber o que pode fazer em determinado espaço. Quinas arredondadas, texturas macias espalhadas também são itens que oferecem autonomia para o pequeno circular no ambiente sem risco de se machucar por quedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *