Cada vez mais as pessoas têm se interessado por adotar um estilo de vida mais sustentável. Uma das mudanças mais consistentes nesse processo é a mudança no nosso jeito de morar. A arquitetura sustentável consiste nesses novos estilos e tecnologias que preservam o meio ambiente e fornecem a praticidade e conforto necessários.
O material usado influencia diretamente nesse conceito, uma vez que podem diminuir muito o impacto do uso no ecossistema e até aproveitar elementos reciclados. Outros bons exemplos são as madeiras certificadas, tijolos de terra comprimida e as tintas livres de compostos tóxicos. Buscar fornecedores na sua região também é uma forma de reduzir a emissão de poluentes no frete é fortalecendo o mercado sustentável local.
No projeto algumas iniciativas podem ser um grande diferencial para reduzir o consumo de energia. Privilegiar as entradas de luz e ventilação diminui a necessidade de iluminação e até de um ar condicionado. Novas tecnologias também podem gerar uma economia significativa. Sistemas de reutilização de água e fornecimento de energia e aquecimento através de painéis solares.
Claro que a decoração não vai ficar de fora dessa tendência, sua vertente sustentável propõe um ambiente leve, agradável e com muito verde. Para compor esse cenário natural, itens em cerâmica, pallets ou móveis de fibra natural são perfeitos.