Anualmente, as principais marcas de tintas elegem individualmente qual será a cor do novo ano com base em uma série de pesquisas. Para o ano de 2021, a decisão pela tonalidade escolhida por cada marca se dá em conta a um estudo sobre as tendências que ocorreram durante 2020, levando em consideração as diversas mudanças globais neste ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus. Dentre as cores já divulgadas estão “Pedra Esculpida” pela Coral, “Meia-Luz” pela Suvinil e “Bronze Conectado SW 7048” pela Sherwin-Williams.
As paletas de cores também foram inspiradas nas mudanças comportamentais decorrentes ao impacto do isolamento social em nossas vidas, que tornou a nossa casa como um porto seguro. Tais cores possuem uma forte presença sensorial que podem nos transmitir sensações de conforto e bem-estar.
Inspirada no degrade presente no pôr do sol, a Sunivil elege o tom rosa avioletado como a cor de 2021. A ideia surgiu através de observarem que as pessoas aderiram como hábito de registrar em fotos o momento do crepúsculo no período de quarentena, resgatando o costume de apreciar a beleza da natureza como maneira terapêutica.
A Coral escolheu um tom neutro e terroso para representar a coragem necessária para enfrentar e abraçar as mudanças do estabelecidas pelo “novo normal”. A tonalidade tem como finalidade proporcionar sensações de equilíbrio, estabilidade e potencial, transformando o ambiente em um local para renovar as energias.
Outra sugestão é o tom cinza eleito pela Sherwin-Williams. A cor inspira a se reconectar consigo, mantendo a mente calma e estável por meio de um toque sofisticado e aconchegante ao ambiente, além de ser uma tonalidade que remete o sentimento de nostalgia pela sua forte presença durante os anos 70 e 90.
Quais tons mais chamaram a sua atenção? Gostaria de saber mais ideias de como utilizar essas cores em casa? Deixe nos comentários e compartilhe este artigo com os amigos.