Como a arquitetura favorece a produtividade para trabalhar em casa

Especialista dá dicas para compor o home office ideal 

A pandemia do novo Covid-19 destacou uma forma de trabalho que já vinha ganhando força com o aumento da conectividade, o home office era a solução para dar mais praticidade e dinamismo à empresas que se adaptaram as tarefas remotas, hoje é o modelo utilizado para manter setores inteiros da economia ativos durante a crise enquanto mantém o isolamento social. A organização do espaço é fundamental para manter a produtividade no ambiente doméstico.

As arquitetas Andréia Hernandes e Pilar Hernandez da AHPH Arquitetura reforçam que para esse ambiente o conforto e a organização são as peças chaves. “O ambiente perfeito para o home work equilibra a praticidade do ambiente de trabalho e o conforto do lar, essa combinação estimula uma produtividade mais saudável”, explica Pilar.

Algumas das maiores dores de cabeça na hora de organizar o escritório é com fios e papéis. “Os cabos dão a sensação de desordem, por isso é bom sempre pensarmos em maneiras de escondê-los, seja usando aparelhos wireless à medida do possível ou organizadores. Já com a papelada o problema é que geralmente ocupam muito espaço e chamam a nossa atenção para tarefas que não vamos realizar no momento, gavetas e pastas ajudam a manter tudo em ordem e você focado em resolver uma coisa por vez”, reforça Andréia.

A iluminação também interfere na atenção. “Privilegiamos sempre a luz natural, o contato visual com o exterior do cômodo aumenta a sensação de conforto, para o escritório, persianas ou cortinas transparentes e semitransparentes cumprem a função de regular a intensidade de brilho que varia durante o dia. Uma luminária de mesa também é uma boa ideia para facilitar a leitura.”, explica Pilar.

Cores e artigos de decoração ajudam a dar mais vida ao ambiente. “Escolher vasos, esculturas e outras peças de decoração cria uma personalidade para aquele espaço, desde quadros na parede até um porta lápis interessante, esses elementos estimulam nossos sentidos e dão um valor de pertencimento quando são escolhidos pessoalmente. Nesse momento em que todos precisam desenvolver novas ideias, adicionar cores intensas gera uma atmosfera de atividade e movimento, afastando a monotonia e incentivando a criatividade”, encerra Andréia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *