Convivemos com a tecnologia no nosso dia a dia, ela fornece mais informações, mais atividades para serem realizadas e tudo isso com menos tempo. Para atenuar esse efeito, muitos aparelhos são desenvolvidos para facilitar, agilizar e realizar automaticamente alguns processos do cotidiano.Muitos desses itens podem ser incorporados nas nossas casas.
A automação entra em cena conectando todos os equipamentos eletrônicos em um único sistema integrado, esse pode ser comandado através de painéis, de smartphones e até por voz. Assim você pode ter o controle da iluminação, temperatura, mídias e até algumas partes da cozinha através de um toque.
Além das facilidades, a casa inteligente também é mais segura, já que algumas tecnologias de proteção e vigilância podem ser acessadas remotamente a qualquer momento. As fechaduras digitais também reforçam a segurança por apresentarem mais resistência e abertura através de digital e senha.
A inteligência artificial chega na arquitetura para levar os conceitos de conforto e praticidade para um outro nível, acordar com seu café pronto, feito graças à programação da cafeteira. ou ligar e desligar o ar condicionado antes mesmo de chegar em casa e até colocar sua música favorita no som com um comando de voz. Parece cena de filme, mas está cada vez próxima da realidade acessível.
A inteligência aqui também considera o consumo consciente e responsável de água e energia. Sensores e sistemas de desligamento automático reduzem consideravelmente os gastos desnecessários vindos do uso desnecessário em situações que na maioria das vezes nós nem notamos.