Quando falamos em decoração, muita gente revira o olho, pois pensam que o tema é muito complexo e de orçamentos e proporções além do possível. No blog da AHPH, a gente tenta sempre descontruir essa visão e te mostrar que mudanças simples, mas poderosas, são capazes de transformar o ambiente da sua residência ou escritório por completo.
Já até falamos sobre a questão da biofilia, a arquitetura em contato com a natureza, e demonstramos como plantas e flores são essenciais para nos reconectar com a paz de espírito que só o verde é capaz de oferecer. Hoje, nós complementaremos esse tema e conversaremos um pouco mais sobre vasos e flores: simples, baratos e concisos, mas podem incrementar como você nem imagina seus espaços de lazer, recepção ou mesmo repouso. E aí, vamos nessa?
Os tipos de vaso
Eles podem ser classificados de acordo com o formato e estampa. Claro que, nesses dois aspectos, acaba sendo questão de gosto – mas, para o caso do revestimento, esse fator demonstra-se mais importante. O tamanho e forma, afinal, podem ser determinados por fatores externos, como o espaço a ser ocupado e a disponibilidade dos cantos possíveis. Opções menores são ideais para serem dispostas em estantes ou móveis mais elevados, enquanto as mais arrojadas e maiores são particularmente boas para ficarem mesmo no chão. E atenção ao material, viu? A resistência, evidentemente, é fundamental.
Não apenas a disposição interna deve ser levada em conta: se você almeja colocá-los em um ambiente externo, como uma estufa ou jardim, essa é uma variável também importante a ser considerada. O peso a ser comportado pelo vaso precisa incluir a terra, as pedras e a espécie de planta a ser cultivada, pois algumas espécies são mais espaçosas que outras. Quem tem mais propriedade para falar sobre esse tema são os profissionais da jardinagem. É ótimo, portanto, tirar suas dúvidas com o pessoal da floricultura ou mesmo os adeptos desse hobby fantástico do cultivo!
Plantas, flores e apenas para decoração
Você sabia que existem vasos denominados decorativos? Pois é: eles não precisam conter flores ou plantas, pois já são feitos com estampas para combinar com outros elementos do ambiente e se destacam por si só! As flores e plantas, porém, são muito legais para serem cultivadas, pelos motivos diversos que já apresentamos em outros textos aqui do blog.
Sem falar que elas podem dar um charme único, não é? O que importa é conectar a atmosfera do espaço e ser também um item de cuidados especiais, afetando também o seu humor. Há espécies mais apropriadas para este fim em ambientes internos, como as culturas voltadas para jardins de inverno.